Trabalhos Científicos


Data limite para recebimento de resumos: 11/06/2021
Divulgação do resultado da avaliação: 09/07/2021




Instruções para submissão de resumos

Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:

 

1) Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito;

O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso.

2) Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.

3) Clique no menu "Meus Trabalhos".

4) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.

5) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.

* O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores;

6) Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão "Desconectar".

7) Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).

8) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo HelpDesk informando o evento e o problema ocorrido.

9) Para novos acessos a web, basta informar USERNAME e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.



Informações importantes

• O resumo deve ser enviado em português ou inglês e é fundamental que esteja gramaticalmente correta, caso contrário, poderá ser motivo de recusa do mesmo.

• O prazo para submissão dos resumos é: 11/06/2021

• Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento.

• Não há limite de trabalhos por inscrição;

• Não há limite de autores por trabalho submetido. Insira os autores na ordem desejada;

IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também tem de se incluir na lista!

• O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meus Trabalhos” no dia 09/07/2021.

• O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 16/07/2021. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha pago a taxa de inscrição.

• Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado, que ficará disponível para o autor responsável e este deverá encaminhar para os coautores. Os certificados de trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores.

Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.

• Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.

• O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, à Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha;

• A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.

• Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.

• A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar resumos, sem informar os motivos da recusa.

• O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

• A Comissão Organizadora e a Comissão de Temas Livres do Congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres digitais, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.

 



Instruções para preparação de resumos

• O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.

• O texto do resumo não deve exceder 250 palavras (não inclui título e autoria/filiação) com espaços, limite de 250 caracteres para o título.

- O título e nome dos autores devem ser inserido em letra maiúscula.

O resumo deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão; essa sugestão não se aplica para Relatos de Caso/Casos Clínicos.

Os trabalhos selecionados como pôsteres serão exibidos EXCLUSIVAMENTE DE FORMA DIGITAL em totens específicos, localizado em espaço de destaque no local destinado à área de exposição de pôsteres no Congresso.

• Todos os trabalhos inscritos como pôster concorrem automaticamente ao Prêmio "Pedro Michaluart Junior" e não necessitam ser submetidos na íntegra à revista, porém os autores são encorajados a fazê-lo.

• Após a aprovação do trabalho, serão divulgadas as orientações para envio do pôster digital.

Os resumos de Pôster - Relatos de caso deverão ser estruturados em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos comuns com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham importante relevância.

• A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto, há um campo especifico para essas informações.

• O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.

• Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão dos resumos, embora tais recursos possam ser utilizados na formatação das apresentações.

• Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.

• Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.

• Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos que conste apenas revisão da literatura.

• Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.



Prêmios e publicação

  • Os autores podem adicionalmente inscrever o trabalho para concorrer aos diversos prêmios. Para tal, deverão ter o resumo submetido no site do evento e também o artigo completo na revista da SBCCP (Archives of Head and Neck Surgery: http://www.archivesheadnecksurgery.com), de acordo com as regras específicas da revista.
  • É importante que os autores atentem para as regras específicas do prêmio ao qual pretendem concorrer, a fim de evitar a desclassificação do trabalho principalmente por não se enquadrar à categoria correta. Dessa forma, é de responsabilidade dos autores atentarem às regras do prêmio assinalado e descriminadas na sessão específica. Concorrer aos diversos prêmios implica, necessariamente, na submissão do artigo à revista da SBCCP e a concordância com a sua publicação, após revisão por pares e sua devida aprovação.
  • A retirada tardia da submissão à revista poderá implicar na perda do prêmio e na restituição dos valores recebidos à SBCCP. A não submissão do trabalho na íntegra no site da revista da SBCCP implica na automática reclassificação do trabalho como tema livre e, portanto, o autor não estará concorrendo a nenhum dos prêmios.
  • As premiações serão feitas durante a Sessão de Encerramento do Congresso.


Prêmios - Temas Livres

REGULAMENTO

Normas revistas e aprovadas pela A.G.O. de setembro de 2013. Regulamento revisto e adequado em 09 de novembro de 2020 e aprovado em reunião ordinária do Conselho Deliberativo da SBCCP de 01 de dezembro de 2020.

a) DAS INSTITUIÇÕES E FINALIDADES:

Como homenagem à memória de Jorge Fairbanks Barbosa, um dos maiores mestres brasileiros na especialidade e nome indissoluvelmente ligado ao progresso científico da Medicina do País, fica instituído o Prêmio “JORGE FAIRBANKS BARBOSA", de conformidade com a decisão da Assembleia Geral Ordinária da Sociedade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, realizada no Rio de Janeiro em setembro de 1977 durante seu VI Congresso. Tem este Prêmio a finalidade de estimular a pesquisa científica no âmbito da patologia de Cabeça e Pescoço, destinando-se ao autor ou grupo de autores do melhor trabalho apresentando como Tema-Livre durante o próprio Congresso. Foi instituído em 1979 (VII Congresso Brasileiro) e será concedido bienalmente, por ocasião do Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

 

Como homenagem à obra de Anísio Costa Toledo, um dos introdutores da Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Brasil, fica instituído o Prêmio “ANÍSIO COSTA TOLEDO", de conformidade com a Assembleia Geral Ordinária da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço realizada em Fortaleza, em setembro de 1989, durante seu XII Congresso. Tem este Prêmio a finalidade de estimular a criatividade e espírito científico entre os Médicos Residentes ou Estagiários de todo o país que demonstrem interesse na área da especialidade. Concorrerão ao Prêmio os trabalhos desenvolvidos por médicos residentes ou estagiários durante o seu período de formação, inscritos como Temas-Livres. Foi instituído em 1991 (XIII Congresso Brasileiro) e será concedido bienalmente, por ocasião do Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

 

Como homenagem à obra de Jorge de Marsillac, um dos introdutores da Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Brasil, fica instituído o Prêmio “JORGE DE MARSILLAC", de conformidade com a Assembleia Geral Ordinária da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, realizada em Fortaleza, em setembro de 1989, durante seu XII Congresso. Tem este Prêmio a finalidade de estimular a pesquisa básica na área da especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Foi instituído em 1991 (XIII Congresso Brasileiro) e será concedido bienalmente, por ocasião do Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

 

Como homenagem à memória de Josias Andrade Sobrinho, um dos grandes mestres brasileiros na Especialidade e nome indissoluvelmente ligado ao progresso científico da Medicina do País, fica instituído o Prêmio “JOSIAS ANDRADE SOBRINHO”, de conformidade com a Assembleia Geral Ordinária da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço realizada em Fortaleza, em setembro de 2013, durante seu XXIV Congresso. Tem este Prêmio a finalidade de estimular a produção de Teses ou Dissertações acadêmicas e sua respectiva apresentação. Concorrerão ao Prêmio os trabalhos oriundos de teses ou dissertações (*já apresentadas e aprovadas, sendo obrigatório documentos de comprovação) inscritos como Temas-Livres. Foi instituído em 2015 (XXV Congresso Brasileiro) e será concedido bienalmente, por ocasião do Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

 

b) DAS INSCRIÇÕES

Os trabalhos deverão ser elaborados individualmente ou em colaboração, por Associados ou não Associados da SBCCP, desde que obedeçam aos seguintes requisitos:

1. Inscrever os trabalhos concorrentes aos respectivos Prêmios.

2. Os trabalhos deverão ser enviados dentro do prazo estipulado para a inscrição dos Temas-Livres de acordo com o sistema adotado pela Comissão Científica do respectivo Congresso.

3. Os trabalhos deverão ser inéditos (não ter sido publicado ou apresentado como Tema Livre, Trabalho Científico ou Tese) e também deverão ser submetidos, de acordo com as normas, à Revista oficial da SBCCP (Archives of Head and Neck Surgery). A exceção a essa regra é o Prêmio “Josias Andrade Sobrinho” para o qual a tese ou dissertação deverá já ter sido apresentada e aprovada, sendo obrigatório o documento de comprovação.

4. O(s) autor(es) poderá(ão) concorrer com um único trabalho por categoria, submetendo-se a este ditame também a co-autoria. A inscrição de um mesmo autor ou co-autor em mais de um trabalho na mesma categoria, acarretará a desclassificação de todos os respectivos trabalhos.

5. Além da inscrição dos trabalhos, todos o(s) autor(es) deverá(ão) estar regularmente inscritos no referido Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço;

6. Quando Associados, todos o(s) autor(es) deverá(ão) estar devidamente quites com a Tesouraria da Sociedade, sendo este também um critério de desclassificação.

7. Para o Prêmio “Anísio Costa Toledo”, os Médicos Residentes ou estagiários deverão estar inscritos, durante a elaboração do trabalho, em um programa de Residência Médica oficialmente credenciado pelo Ministério da Educação e Cultura ou Programa de Estágio em Serviço Formador devidamente reconhecido pela SBCCP, e deverão exibir a respectiva comprovação quando da inscrição do trabalho. Será permitida a inclusão de apenas um co-autor que já tenha completado a sua Residência Médica, à guisa de orientador.

c) DAS APRESENTAÇÕES
Os trabalhos concorrentes aos Prêmios merecerão uma sessão especial de Temas-Livres a realizar-se durante o Congresso. A apresentação dos trabalhos deverá ser feita obrigatoriamente pelo autor ou um dos autores, no prazo máximo de 10 (dez) minutos e assistida por todos os Associados da Comissão Julgadora.

d) DO JULGAMENTO
A Comissão Julgadora de cada prêmio será constituída por 3 (três) Associados Titulares, escolhidos em Reunião de Diretoria da Sociedade e antes de cada Congresso, sendo condição indispensável não serem autores de nenhum trabalho concorrente ao Prêmio. Cada membro da Comissão Julgadora preencherá previamente um instrumento padronizado de avaliação quanto a aspectos gerais, metodológicos e de relevância e consistência dos resultados. O instrumento será então encaminhado à Comissão Científica e a média das três avaliações valerá 80% da nota de cada trabalho. Os elementos integrantes da Comissão Julgadora deverão também assistir às suas apresentações e pontuá-las individualmente, sendo que a média dessa avaliação corresponderá a 20% da nota de cada trabalho. Após a sessão, em reunião secreta, os Associados da Comissão decidirão, a seu critério, a outorga do Prêmio, a depender das médias das notas atribuídas. O prêmio poderá não ser concedido, caso a Comissão Julgadora decida que nenhum dos trabalhos apresentados reúna a necessária qualificação. Havendo número excessivo de trabalhos concorrentes aos Prêmios, a Comissão Julgadora, a seu critério, poderá proceder a uma pré-qualificação, destinada a selecionar os trabalhos a serem apresentados.

e) DOS PRÊMIOS
As láureas constarão de Diploma da SBCCP entregues ao(s) autor(es) do trabalho premiado, na sessão solene de enceramento do Congresso. A inscrição nos Prêmio implica, necessariamente, na submissão do artigo à revista da SBCCP e a concordância com a sua publicação, após revisão por pares e sua devida aprovação. A retirada tardia da submissão à revista implicará na perda do prêmio e na restituição dos valores recebidos à SBCCP.

f) DOS CASOS OMISSOS
Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria, em reunião especialmente convocada para tal fim.

PARÁGRAFO ÚNICO
O presente Regulamento dos Prêmios, poderá ser parcial ou totalmente modificado, caso a Diretoria, pela maioria de seus Associados, julgue oportuno ou conveniente, sempre após prévio estudo de Comissão especialmente designada para tal fim, ou ainda por resolução de Assembleia Geral da Sociedade (Ordinária ou Extraordinária).



Prêmios - Pôsteres

REGULAMENTO

Aprovado pela A.G.O. de setembro de 2013. Regulamento revisto e adequado em 09 de novembro de 2020 e aprovado em reunião ordinária do Conselho Deliberativo da SBCCP de 01 de dezembro de 2020.

a) DA INSTITUIÇÃO E FINALIDADES
 

Como homenagem ao Prof. Dr. Pedro Michaluart Jr., tem este Prêmio a finalidade de estimular a criatividade e espírito científico entre os Médicos de todo o país que demonstrem interesse na área da especialidade, fica instituído o Prêmio “PEDRO MICHALUART JR.”, de conformidade com a Assembleia Geral Ordinária da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço realizada em Fortaleza, em setembro de 2013, durante seu XXIV Congresso. Tem este Prêmio a finalidade de estimular a produção de pôsteres e suas respectivas apresentações. Concorrerão ao Prêmio todos os trabalhos inscritos e apresentados como Pôsteres. Foi instituído em 2015 (XXV Congresso Brasileiro) e será concedido bienalmente, por ocasião do Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

 

b) DAS INSCRIÇÕES
Concorrerão ao Prêmio todos os trabalhos inscritos como pôster sobre ou relacionados à área de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, elaborados individual ou coletivamente, obedecendo aos seguintes requisitos:

1. O trabalho deverá ser inédito (não ter sido apresentado ou publicado como Tema-Livre, Trabalho Científico ou outra forma)

2. Deverá ser enviado dentro do prazo estipulado para a inscrição dos Temas-Livres de acordo com o sistema adotado pela Comissão Científica do respectivo Congresso.

3. Deverá ser enviado com texto e documentação completos, conforme o sistema adotado pela respectiva Comissão Científica de cada Congresso.

4. Além da inscrição do trabalho, todos o(s) autor(es) deverá(ão) estar regularmente inscritos no referido Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

6. Quando Associados, todos o(s) autor(es) deverá(ão) estar devidamente quites com a Tesouraria da Sociedade, sendo este também um critério de desclassificação.

d) DO JULGAMENTO
A Comissão Julgadora será constituída por ao menos 3 (três) Associados Titulares, escolhidos em Reunião de Diretoria da Sociedade e antes de cada Congresso, sendo condição indispensável não serem autores nem possuírem nenhuma espécie de vínculo com qualquer trabalho concorrente ao Prêmio. Cada membro da Comissão Julgadora preencherá um instrumento padronizado de avaliação quanto a aspectos gerais, metodológicos e de relevância e consistência dos resultados. O instrumento será então encaminhado à Comissão Científica que computará as notas e decidirá sobre a outorga do Prêmio, em caso de empate. Este poderá não ser concedido caso a Comissão Julgadora decida que nenhum dos trabalhos apresentados reúna a necessária qualificação. Havendo número excessivo de trabalhos concorrentes ao Prêmio, a Comissão Julgadora, a seu critério, poderá proceder a uma pré-qualificação, destinada a selecionar quais trabalhos serão efetivamente avaliados.

e) DO PRÊMIO
A láurea constará de Diploma e de um valor em espécie, que será estipulado em reunião de Diretoria, bienalmente e antes de cada Congresso, sempre consoante à disponibilidade financeira da Sociedade, e entregue ao(s) autor(es) do trabalho premiado após a divulgação do resultado no encerramento do evento.

f) DOS CASOS OMISSOS
Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria em reunião especialmente convocada para tal fim.

g) PARÁGRAFO ÚNICO.
O presente Regulamento do Prêmio poderá ser parcial ou totalmente modificado, caso a Diretoria, pela maioria de seus Associados, julgue oportuno ou conveniente, sempre após prévio estudo da Comissão especialmente designada para tal fim ou ainda, por resolução da Assembleia Geral Ordinária da Sociedade.



Publicação

A definir;



Certificados

Após o congresso o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante presença no evento). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

 

• Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

• Será emitido um certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão.

• O segundo certificado emitido constará o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador.

• Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.

• Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado através do “Fale Conosco” do site do congresso.  

fique atento àss
datas principais
Inscrições até
 
 

Primeiro e último vencimento para inscrições com desconto! Após este período, os valores serão os mesmos do local do evento.

Trabalhos
 
 

Restam 34 dias
para que você
envie seu resumo!


Promoção


Organização


Solução Digital





Apoio